
Perder este mau hábito - muitas vezes associado a momentos específicos do dia, como os de socialização e de maior tensão/stress - depende muito mais do simples querer, depende, sobretudo, do fazer e dos gestos diários tomados em prol de uma vida sem tabaco.
Embora se trate de uma tarefa difícil e muitas vezes inglória, deixar de fumar é tudo menos impossível e existem muitos truques que ajudam a pessoa não só a perder o hábito, mas também a não sentir a necessidade de o voltar a ter (um aspeto tão ou mais importante do que deixar de fumar).
De acordo com o Buslte, que reuniu declarações de vários especialistas e ainda alguns conselhos cientificamente provados, é possível deixar de fumar através dos treinos de respiração, treinos esses em que a pessoa se dedica a concentrar as atenções no ato de respirar, que se quer pausado e profundo.
Esta rotina promove uma maior concentração e um maior controlo sob os pensamentos e vontades.
A meditação é também uma excelente alternativa, diz a publicação, que sugere ainda o recurso ao yoga -que treina o corpo e a mente de uma só vez - e à acupuntura, uma técnica não convencional que se tem mostrado verdadeiramente eficaz no tratamento de um sem fim de patologias, vícios e maus hábitos.
Tal como acontece com as mudanças de hábitos alimentares, a tentativa de deixar de fumar deve ser feita também de forma gradual, reduzindo os cigarros fumados diariamente de forma consciente.
Ter um diário para anotar todo o processo desta mudança é também importante, assim como começar a perceber quando é que o corpo mais 'pede' tabaco, isto é, encontrar os próprios gatilhos e vulnerabilidades para conseguir ultrapassá-los sem recorrer ao velho vício.
Nenhum comentário:
Postar um comentário